27.1.06

Não ter de soletrar meu nome é ganho de tempo.


Ligo o rádio e ouço o cara, aquele cara, sabe? Ele canta uma música com o meu nome. Nessas horas me reconcilio com papai e digo: obrigada Chico. Não, meu pai não se chama Chico, bobinho. Se bem que Chico também é um bom nome. É daqueles que você esquece a origem. Francisco? Não sei, já penso em avô. É que tá na moda colocar nome de vovô em bebê. É tipo chique. No fim vai virar Tião, Fred, Zé. Enfim, nomes antigos tem um quê de majestade, dizem. Eu poderia me chamar Maria. Até gostaria. Mas Maria só Maria? Tem de ser alguma coisa como Maria Antonietta, com dois "t", lógico.


Meu nome não tem letras duplas. É cru. Fico olhando para ele, impresso na conta de telefone. Às vezes acho que parece nome de homem, apesar de a versão masculina dele ser muito esquisita. Não é que nem "Eduardo" e "Eduarda", "Paulo" e "Paula".


E ele também não é daqueles neutros. Li esses dias nos classificados: "Vendo lindos filhotes de beagle. Tratar com Eurípedes." Eu tava realmente querendo ligar. Daí pensei que se não fosse a própria pessoa Eurípedes que atendesse, como é que eu ia perguntar? "Olá, o/a Eurípedes está? É sobre os filhotinhos." Fiquei angustiada. Uma bobagem, eu sei. Pulei para o anúncio de baixo, era uma Lúcia. Sem problemas.


Uma vantagem quando a gente é criança são os anagramas. Quem consegue pensar em um anagrama para o Wesley? "Wencedor", "Ynteligente". Não dá, cara. Outra facilidade são os poemas. Qualquer um faz poema com meu nome, ele é bom de rima. Dá pra ser romântico sem maiores erudições. Imagina um poema para o Pablo. Não tem nada que rime com Pablo, meu Deus. Eu poderia citar exemplos piores, mas pega mal, você sabe.


Falar de nome mexe muito com a vaidade das pessoas. Gosto não se discute, mas não dá pra negar que existem nomes feios e nomes bonitos. E os normais, como o meu. E pior que os normais, os comuns. Como o meu, ao quadrado. Não gosto nem de pensar na quantidade delas espalhadas por aí. E em várias línguas, combinações. Sendo chamadas pelo mesmo maldito apelido. Até o Papa - que Deus o tenha. Tá, nada a favor do Papa, mas ele era um velhinho e velhinhos me comovem.


Pensando bem, não consigo me lembrar de alguém que tenha o meu nome e que eu realmente admire. Só péssimas atrizes e cantoras ruins. Nenhuma literata. Ninguém.


Será uma espécie de karma nominal? Mau agouro em oito letras?


E agora eu não tenho nem um outro nomezinho para me confortar. Para me ajudar nesse momento difícil, mudar a identidade, essas coisas. O jeito é procurar o disco do Seu Jorge. E colocar a música para repetir. Já não basta a outra chorando na janela. Aquela tonta. Só pode ser porque se chamava Carolina.

passado, pelas 18:14

8 Comments:

At janeiro 28, 2006 2:47 AM, Anonymous Anônimo disse...

Carolindo.

 
At janeiro 28, 2006 10:44 AM, Anonymous Anônimo disse...

Carol, não reclama do seu nome. Eu morro de inveja dele. E é por causa do Chico. Você tem o nome que teve a honra de ser a inspiração de uma das músicas mais lindas do mundo. Agora olha só o meu caso. Meu nome é comum, tem quinhentas milhões que se chamam desse jeito. ele tem letras duplas, ou seja, eu tenho q soletrar ele, apesar de ser tão comum. E o pior, tem aquela porra da Camilla ahhhaaa ohooww. Quem devia chorar na janela era eu, não vc.
bjins

 
At janeiro 28, 2006 7:23 PM, Anonymous Anônimo disse...

E o meu que nem H tem?

 
At janeiro 29, 2006 5:48 PM, Anonymous Anônimo disse...

Pois eu admiro uma Carolina!

 
At janeiro 31, 2006 7:22 PM, Blogger Ricardo Terto disse...

Tá, a unica coisa tragica que aconteceu na minha vida se chama Carolina e ela dizia sempre que, " ninguem faz musicas boas com meu nome " e " Odeio CarolinEs, não é um nome de uma pessoa é nome de objeto aliás, todos os nomes que terminam com ´e` são tão substantivos comuns" e por aí ela ia até tarde... Pouco antes de viajar para o Sul e conhecer um gaúcho que tocava um instrumento de folha e sumir para até hoje ou mais, ela me apresentou um Chico. BuarquE.

 
At fevereiro 02, 2006 8:29 PM, Anonymous Anônimo disse...

Otimo, muito espontâneo, vejo que está desenvolvendo outros lados.
Marcus, não poste o meu, o inferno já passou e minha prof de narrativa anda acabando com meus textos, ando ressentida, não quro que eles saem do meu cepê por enquanto. Te dou um beijo na boca se preciso (eu sei que vc gostou)

 
At fevereiro 02, 2006 8:30 PM, Anonymous Anônimo disse...

opa
QUERO
SAIAM

tá vendo?

 
At fevereiro 09, 2006 3:53 PM, Anonymous Anônimo disse...

Gostei, gostei...

 

Postar um comentário

<< Home

Powered by Blogger